segunda-feira, 8 de novembro de 2010

TROTE: Recarga Premiada

Hoje meu pai quase foi vitima de um trote, originado de uma suposta atendente da TIM, com o nome de “Sintia Pontenellys”. ás 0hs do dia 8 de novembro, meu pai recebeu uma mensagem informando que o mesmo tinha sido um dos escolhidos e que teria ganhado 75 mil reais na promoção Recarga Premiada, a mensagem informava um numero de Celular com DDD 85 e uma senha de identificação. com a tentadora premiação ele ligou para o numero na qual dava o status de desligado. o mesmo já estava desconfiado da promoção, (até porque dinheiro não cai do céu) chegando em casa ele me informa o acontecido, quando vi a mensagem identifiquei que o numero do remetente era de um celular comum com DDD 85, por volta das 9 da manhã ele recebe uma ligação confidencial, a suposta atendente da TIM se identificou-se como "Sintia Pontenellys" informando o mesmo conteúdo da mensagem, passando assim os procedimentos a serem tomados. papai teria que adquirir um código dos produtos da Nestlé e realizar a compra de créditos no valor de 100 reais, ele teria 40 minutos para adquirir o código de barra e o cupom de créditos e informar a atendente. Para enfeitar a conversa ela informava que esses códigos seria de identificação e seria computado na central da TIM, na qual o valor do cupom de créditos seria repassados para instituições carentes pela operadora. Perguntou se pai gostaria da entrega da premiação com sigilo ou com gravação. Depois que ela passou os procedimentos ela informou que papai não deveria se desligar da ligação durante estes 40 minutos, mais ele não acatou o recado e logo desligou discretamente, depois de uns 50 seg. a suposta atendente torna a ligar novamente perguntando se papai tinha desligado ou se a ligação teria caído, só que quem atendeu foi eu do lado de papai, e informei que a ligação teria caído, ela informou entusiasmada que o tempo tava correndo e que eu tinha apenas 38 min. Perguntei novamente os procedimentos que ela informou a papai.

Eu já tinha toda uma estratégia montada para a denuncia dos golpistas, adquiri o código dos produtos da Nestlé e alimentei a conversa dizendo que ainda ia adquirir o cupom de créditos, ela ficou na espera e eu desliguei o microfone do celular. (O celular de papai é simples é um NOKIA 1208, para quem conhece as funções dos celulares sabe que é possível desligar o microfone e também que é possível fazer uma nova ligação). Enquanto isso entrei em contato com a operadora TIM informando o acontecido e informando quais os procedimentos a serem tomados para que outros clientes não caiam no golpe, terminando de falar com a TIM, voltei para a ligação da atendente que estava na espera, e perguntando se eu já teria conseguido os códigos de barra, eu informei que havia apenas conseguido o código de um produto da Nestlé, e que estava tentando adquirir o cupom de créditos, ela informou que eu tinha apenas 17 min. Pedi a ela o numero de protocolo ela informou um numero que eu nunca vi existir na qual tinha um traço antes dos 2 últimos números como um CPF. E continuou na espera. depois de um tempo de ela me deu mais 10 min. Durante todo esse procedimento ela não percebeu a mudança de voz, diálogo e ambiente. Em um momento da conversa outro suposto atendente informou o que ela deveria pedir, ela também pediu para aguardar, pois tinha que atender outro cliente premiado na promoção. Mais a todo momento mantendo contato comigo para saber se eu tinha conseguido, tentei tomar atitudes de um cidadão, informando as autoridades para saber se poderia tomar alguma atitude, (“uma possível quebra de sigilo”) para que a justiça pudesse identificar quem seria estes golpistas, e assim aprende-los, mais as tentativas foram em vão.

Nenhum comentário: